segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Você sabe o que é um “Press Kit” e como monta-lo?

 


“Press Kit” é o material utilizado para a divulgação de um trabalho, banda ou projeto. Demonstra organização, cuidado e profissionalismo. Ele pode ser físico ou digital. O “Press Kit” físico gera mais custos e demanda mais trabalho, mas é uma opção interessante, ainda mais quando se busca determinados parceiros ou clientes mais importantes. Ele pode conter cds, pen-drivers, camiseta, boné, etc. Já o “Press Kit” digital tem um custo menor ou até nenhum custo, já que você mesmo pode monta-lo.

O que compõe um “Press Kit”?

O “Press Kit” é composto pelo release, fotos promocionais, logotipo/logomarca, contatos e links e podem conter ainda, músicas em MP3 e vídeos clipes (sempre em alta resolução).

·         Release

“Release” contém a biografia resumida da banda ou projeto. Você mesmo pode escrever e editar um release. Comece com um título que desperte a atenção de quem estiver lendo. Conte a história da banda de forma resumida e em ordem cronológica. O release deve ser escrito sempre em terceira pessoa, já que se trata de um produto, de uma banda, de uma marca. Fale da formação da banda, quem são os integrantes dela e se a banda estiver começando agora, foque mais em contar a experiência de cada músico. Não cite músicos contratados como membros oficiais, fale deles de forma separada. Fale dos materiais já lançados, singles, cds, dvds, etc. No final, coloque links de vídeo clipes, de serviços de streaming e contatos oficiais como: e-mail, links para as redes sociais, telefone/whatsapp e com quem falar. Uma dica legal também é usar os Hype Links, que deixam os links menores e o release fica mais “limpo” visualmente.

·         Fotos Promocionais

Foto da banda (sempre em alta resolução), não envie muitas fotos, apenas duas para ajudar no reconhecimento, na consolidação da imagem da banda. Pode enviar também uma foto da banda se apresentando em algum show ou evento que foi legal, que tinha um bom público, com uma iluminação boa, etc. E se possível, enviar uma foto da banda com fundo “editável”, pois ajuda na hora do contratante ou jornalista montar o material de divulgação. E claro, se estiver lançando algum material novo, pode enviar a arte da capa (seja cd, single, coletânea) e até o setlist.

·         Logotipo ou logomarca

Envie um arquivo com a logomarca ou logotipo da banda. Ela ajuda na identificação e a consolidar a marca. Se possível envie com várias aplicações (cores diferentes) para que o contratante ou jornalista consiga aplicar a sua logomarca em fundos diferentes (ajuda na montagem do material de divulgação).

 

Dicas extras!

O formato mais adequado de enviar este material é em PDF. Sempre conferir antes de enviar se o “Press Kit” foi anexado no e-mail. Existem alguns aplicativos gratuitos que podem ajudar na hora de editar este material como o Canva, Indesign e o Visme. Todos tem a versão gratuita e claro, a parte paga com mais recursos disponíveis, mas já se consegue fazer muita coisa com a versão gratuita.


3 comentários: