“Press Kit” é o material utilizado para a divulgação de um trabalho, banda ou projeto. Demonstra organização, cuidado e profissionalismo. Ele pode ser físico ou digital. O “Press Kit” físico gera mais custos e demanda mais trabalho, mas é uma opção interessante, ainda mais quando se busca determinados parceiros ou clientes mais importantes. Ele pode conter cds, pen-drivers, camiseta, boné, etc. Já o “Press Kit” digital tem um custo menor ou até nenhum custo, já que você mesmo pode monta-lo.
O que compõe um “Press
Kit”?
O
“Press Kit” é composto pelo release, fotos promocionais, logotipo/logomarca,
contatos e links e podem conter ainda, músicas em MP3 e vídeos clipes (sempre
em alta resolução).
·
Release
“Release”
contém a biografia resumida da banda ou projeto. Você mesmo pode escrever e editar
um release. Comece com um título que desperte a atenção de quem estiver lendo.
Conte a história da banda de forma resumida e em ordem cronológica. O release
deve ser escrito sempre em terceira pessoa, já que se trata de um produto, de
uma banda, de uma marca. Fale da formação da banda, quem são os integrantes
dela e se a banda estiver começando agora, foque mais em contar a experiência
de cada músico. Não cite músicos contratados como membros oficiais, fale deles
de forma separada. Fale dos materiais já lançados, singles, cds, dvds, etc. No
final, coloque links de vídeo clipes, de serviços de streaming e contatos
oficiais como: e-mail, links para as redes sociais, telefone/whatsapp e com
quem falar. Uma dica legal também é usar os Hype Links, que deixam os links
menores e o release fica mais “limpo” visualmente.
·
Fotos Promocionais
Foto
da banda (sempre em alta resolução), não envie muitas fotos, apenas duas para
ajudar no reconhecimento, na consolidação da imagem da banda. Pode enviar
também uma foto da banda se apresentando em algum show ou evento que foi legal,
que tinha um bom público, com uma iluminação boa, etc. E se possível, enviar
uma foto da banda com fundo “editável”, pois ajuda na hora do contratante ou
jornalista montar o material de divulgação. E claro, se estiver lançando algum
material novo, pode enviar a arte da capa (seja cd, single, coletânea) e até o
setlist.
·
Logotipo ou logomarca
Envie
um arquivo com a logomarca ou logotipo da banda. Ela ajuda na identificação e a
consolidar a marca. Se possível envie com várias aplicações (cores diferentes)
para que o contratante ou jornalista consiga aplicar a sua logomarca em fundos
diferentes (ajuda na montagem do material de divulgação).
Dicas
extras!
O formato mais adequado de enviar este material é em PDF. Sempre conferir antes de enviar se o “Press Kit” foi anexado no e-mail. Existem alguns aplicativos gratuitos que podem ajudar na hora de editar este material como o Canva, Indesign e o Visme. Todos tem a versão gratuita e claro, a parte paga com mais recursos disponíveis, mas já se consegue fazer muita coisa com a versão gratuita.
Muito interessante e bem explicado!
ResponderExcluirMuito boa essa ideia. Poucas pessoas sabem mas temos um blog!!! Abração Fabricio e equipe do APS!
ResponderExcluirQue tri! Muito bacana esse assunto.
ResponderExcluir